Foi encontrado na aldeia de Picote, concelho de Miranda do Douro, um berrão que pode pertencer à Idade do Ferro. |
21/6/2005 in Jornal Nordeste
|
Festa em honra do Divino Santo Cristo dos Carrascos |
3/8/2008
|
A Frauga - Associação para o Desenvolvimento Integrado de Picote, é uma associação de desenvolvimento local, constituída a 17 de Dezembro de 1996, que teve a sua génese nas reflexões sobre as perspectivas de futuro para a freguesia.
A Frauga é uma associação de desenvolvimento local cujos objectivos são:
Uma das primeiras actividades desenvolvidas, mesmo antes de se constituir como Associação, que foi a colocação de placas toponímicas em mirandês, projecto que, na altura, teve um enorme impacto social e mediático, fazendo com Picote fosse a primeira aldeia do concelho de Miranda do Douro com a toponímia bilíngue.
Daqui saiu um primeiro documento intitulado "Plano de Desenvolvimento Integrado de Picote" que, nessa altura, foi apresentado às restantes instituições locais.
Constituída maioritariamente por jovens, orienta a sua actividade para a preservação do património cultural, natural e paisagístico local, com vista à promoção equilibrada da qualidade de vida da população.
Nos últimos anos tem desenvolvido diversas actividades de dinamização cultural, para além de prestar, graciosamente, apoio a instituições locais na preparação de projectos que visem aproveitar recursos que contribuam para a qualificação da freguesia.
As suas actividades desenvolvem-se em regime de voluntariado, não possuindo fins lucrativos, sendo as suas fontes de financiamento resultantes dos projectos de que é promotora.
Dos vários projectos desenvolvidos até à data salientamos os seguintes:
Em 1999, com a participação de Alcina, Vítor Moura, David Sarmento, Ema Jacoto, Patrícia Geraldes, entre outros;
Em 2001, com a participação de Balbina Mendes.
Edição integral e patrocínio de obras sobre a língua e a cultura mirandesa, tais como:
ALVES, António Bárbolo (coord.), "Lhiteratura oral mirandesa", Porto, Granito Editores, 1999.
MEIRINHOS, José Meirinhos (coord.), "Estudos mirandeses", Porto, Granito Editores, 2001.
SANCHES, Maria de Jesus e PINTO, Dulcineia, “O arqueiro da Fraga do Puio”, in Revista da Faculdade de Letras, Porto, 2003.
Patrocínio à edição da colecção "L filo de la lhéngua", tendo sido editadas, até ao momento, oito obras. Mais informações aqui.
ALVES, António Bárbolo, "Palavras de identidade da Terra de Miranda", Porto, Pena Perfeita, 2007.
O Roteiro Turístico sobre a Freguesia de Picote contou ainda com o apoio de outras entidades, entre as quais o Parque Natural do Douro Internacional, o Instituto Português da Juventude e a CPPE. Foi editado em versão bilingue, português e mirandês.
Este edifício, cujo projecto de recuperação ainda não se encontra concluído, serve como sede social da Frauga e como local onde se têm desenvolvido igualmente algumas das actividades levadas a cabo pela associação.
Este moinho, situado do Lugar da Ribeira, foi doado à Frauga por uma família da aldeia e recuperado em 1999. O projecto contou igualmente com a colaboração e patrocínio do Instituto Português da Juventude, da Câmara Municipal de Miranda do Douro e da CPPE.
O ecomuseu está também integrado num projecto de Valorização do Ambiente e do Património Rural. Este espaço deverá destinar-se à construção do centro de interpretação do referido ecomuseu.
Campo de Trabalho Internacional, no âmbito da prospecção arqueológica, tendo sido descoberta a figura do arqueiro da Fraga do Puio, Picote, 2000.
Projecto LADIN (Levantamento Arqueológico do Douro Internacional), que em breve será apresentado e culminará com a publicação de uma carta arqueológica de Picote, com a Coordenação Científica da Prof.ª Dr.ª Maria de Jesus Sanches, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Picote, 2001.
Requalificação do Miradouro da Fraga do Puio, em parceria com o Parque Natural do Douro Internacional e com a Câmara Municipal de Miranda do Douro, 2002.
Recuperação e limpeza de algumas fontes de mergulho no termo da freguesia, 2003.
Identificação e limpeza de trilhos da natureza, 2004.
Construção de um Campo de Alimentação de Aves Necrófagas, em parceria com o Parque Natural do Douro Internacional e com a Câmara Municipal de Miranda do Douro, 2005.
Construção de um Parque de Recreio e Lazer, sito no Lugar da Ribeira, junto ao Moinho, em parceria com o Parque Natural do Douro Internacional e com a Câmara Municipal de Miranda do Douro, 2006.
Sinalização e divulgação de vários percursos pedestres e de BTT, 2007.
Este núcleo, em colaboração com o programa Ciência Viva, tem desenvolvido variadíssimas actividades, como as integradas no programa Astronomia no Verão, assim como outras observações astronómicas e palestras.
Fórum “Parque Natural do Douro Internacional, Desafios e Potencialidades”, 1998.
Participação desde 2000, no Programa Ciência Viva, através dos programas Geologia e Astronomia no Verão.
Colóquio “A ocupação Humana em Picote: do Paleolítico à Actualidade”, Picote 2001.
I Curso de Verão de Iniciação ao Mirandês, com a Coordenação Científica do Prof. Dr. António Bárbolo Alves, Picote, 2002.
XXII Congresso da AIDLCM (Associação Internacional para a Defesa das Línguas e das Culturas Ameaçadas), Miranda do Douro, Julho de 2005.
Este projecto, submetido e aprovado pelo Programa Agris, integra várias acções, entre as quais se destacam:
A Frauga desenvolve actividades de apoio à comunidade, de dinamização cultural e de recuperação patrimonial, prestando colaboração técnica às instituições locais, quando solicitada, na preparação de projectos que visem aproveitar e multiplicar recursos que contribuam para a valorização de Picote.
Elaboração do Projecto de Recuperação da Capela de Santo Cristo (aprovado pela CCRN no âmbito do PIDDAC).
Organização de exposições e debates subordinadas ao tema "Paisaiges, Pinturas i Sons de la Tierra de Miranda";
Colaboração com o Centro de Estudos Mirandeses da Universidade do Porto na organização do "Simpósio de Estudos Mirandeses - Balanço e Prospectiva";
Lançamento da campanha "You falo mirandés, i tu?";
Organização do Forum Desafios e Potencialidades do Parque Natural do Douro Internacional (em colaboração com a Associação Mogadouro Vivo).
Aquisição e recuperação de um moinho de água;
Organização dos programas "Geologia no Verão" e "Astronomia no Verão";
Aquisição de um imóvel para futuro centro de interpretação do ecomuseu;
Edição da obra "Lhiteratura Oral Mirandesa".
Organização de um campo de trabalho internacional;
Elaboração do projecto de miradouro na Peinha de l Puio (em colaboração com o Parque Natural do Douro Internacional e a Junta de Freguesia de Picote);
Criação de um núcleo de astronomia;
Organização dos programas "Geologia no Verão" e "Astronomia no Verão".
Organização de um campo de trabalho nacional;
Elaboração do projecto de calcetamento de algumas ruas da aldeia;
Organização dos programas "Geologia no Verão" e "Astronomia no Verão";
Organização de um campo de arqueologia;
Organização de uma exposição de pintura.